sábado, 21 de março de 2009

Um par perfeito
























UM PAR PERFEITO

Os dois já estavam juntos fazia algum tempo. Se davam bem, apesar de Artur viver basicamente no pé de Luís. Tinham uma vida harmoniosa. Até trocavam carinho em público, fato que chegou a ser motivo de muxoxos por parte de dona Clarice, viúva de um coronel, que morava no andar de cima. Ela achava aquilo um nojo! “Oxente! Isso é puro despeito, seu Luís! A velhota num tem nem gato pra fazer-lhe cafuné!”, comentava Gilvan, o porteiro.

Luis costumava sair aos sábados, com Artur. Ali, os dois lado a lado. Pra falar a verdade, sempre chamavam a atenção. Eles gostavam de sair quase sempre nos dias ensolarados. Era sábado? Então lá estavam Luís e Artur a passear pelo parque do Trianon. Claro, pois moravam a duas quadras do “pulmãozinho” da Paulista. Fazia gosto ver os dois ali, a passear...

Luís gostava de ir à Livraria Cultura da Paulista. Isso acontecia quase sempre, mas Artur não se mostrava interessado, pra ele tanto fazia. Apenas ia com Luís e pronto. Estar com Luís era o que importava.

Todas as vezes em que os dois iam à livraria, Artur ficava do lado de fora. Pra falar a verdade, podia-se notar que Artur gostava de fica ali, observando as pessoas indo e vindo, dentro da galeria. Vez por outra, um falatório mais alto, uma algazarra qualquer, que ecoava dentro do prédio, chamava-lhe a atenção. Tinha um ouvido de dar inveja a qualquer cachorro.

Era sábado e, mais uma vez, os dois saíram do prédio onde moravam, em direção à Avenida Paulista.

Eram quase onze horas da manhã, aliás, uma manhã bem quente e Artur seguiu, atrelado a Luís, em direção à famosa galeria da Paulista.

Os dois entraram. Artur não reclamou de, mais uma vez, estar ali ao lado de Luís, em mais um passeio literário. Portou-se como se estivesse resignado. Os dois foram para a Cultura e, como sempre fazia, Luís deixou Artur do lado de fora.

Artur não lia, mas era os olhos de Luís, que lia, porém não enxergava. Homem e cão faziam um par perfeito.

(Outro conto para Contos da Cultura)

Nenhum comentário: