domingo, 22 de fevereiro de 2009

Zé Pereira, The Beatles e o Vietnam





















ACROSS THE UNIVERSE

Nesse sábado de Zé Pereira, uma grata surpresa foi o filme “Across the Universe”, com direção de Julie Taymor, diretora americana que dirigiu Frida em 2002, interpretado por Salma Hayek.


“Across do Universe” é um musical, que tem um pouco de tudo. Pode-se ver nele Sgt Peppers’Lonely Heart Club Band, Hair e até Apocalypse Now, Platoon - pelo menos foi o que vi!



O filme conta a história de Jude (Hey, Jude), um jovem artista de Liverpool que vai aos USA a procura do pai americano que não sabe de sua existência e encontra Lucy (Lucy In The Sky With Diamonts) que acabara de perder seu namorado na guerra do Vietnam. Jude então se apaixona por ela.

O cenário do filme é de uma America conflitada com a guerra do Vietnam. A história de amor e amizade é recheada maravilhosamente com o que dá o tom de musical ao filme: as belíssimas músicas dos Beatles.

Uma cena em particular, me chamou a atenção; é quando Jude está criando seus desenhos de natureza morta; ele usa morangos numa referência as mortes na guerra travada no sudoeste asiático. Durante essa cena, ele canta Strawberry Fields. Um primor de cena.

Existem muitas citações como: Jimi Hendrix, Janis Joplin e ainda uma cena no telhado de um prédio onde os amigos de Jude se apresentam, lembrando o antológico concerto do Beatles no telhado da gravadora Apple em Londres, The Rooftop Concert. Além das participações de Bono, Eddie Izzard, Joe Cucker, Salma Hayek entre outros. Muito legal!

Vale a pena assistir, principalmente, para quem gosta dos Beatles.


(PS Quem quiser conferir e tiver paciência, é só clicar no Cine Cubancheiro nos tópicos aqui do lado)

6 comentários:

Maikon K disse...

cada dia encontro mais blogues das terras vizinhas.
gostei do bloco anarco carnaval.
inté
maikon k

Hélio Jorge Cordeiro disse...

Valeu, pela visita Maikon!

Anônimo disse...

rapaz que tal um encontro do bloco aqui nas cabeças...segunda hoje...entre em contato; rafaelus

Hélio Jorge Cordeiro disse...

Rapaz! Num é qwue ainda estamos vivos!
Rafa, meu caro menestrel dos caorais e algas, temos que continuar a nossa luta! Até o próximo carná, teremos que contruir uma estrada firme e forte, para enfrentarmos as investidas das intemperies, que, com certeza, irão pintar em nosso balaio! Daremos conta, afinal, somos, ou não somos uns bons Filhos de Maria do Cais, hein?

Anônimo disse...

E aí,como foi a saída dos Filhos de Maria do Cais,arrebentaram?
Tomara sim ;)

Vou dar uma conferida no filme.

bom resto de carnaval,
beijos

Hélio Jorge Cordeiro disse...

Aê, Márcia! O bloco foi muito legal. O problema é que fiquei sóbrio na sexta, mas em compensação na segunda de carnaval...rsss

Em se trantando de uma idéia criada da noite pro dia, foi uma vitória ter obtido as adesões que tivemos. Agora é se preparar durante o ano e mandar ver no próximo!
Bjos

PS Me fale se gostou do filme!