quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Amigos são para além da vida




Ainda sobre Mario Arregui, depois de devorar, como disse no poste anterior,  a compilação de que Sergio Faraco fez dos contos do autor uruguaio, “Cavalos do amanhecer” L&PM Pocket, começarei a ler o livro “Diálogos sem Fronteira” L&PM Editores. Este livro trata das correspondências trocadas entre o contista brasileiro e o contista uruguaio, ao longo de quatro anos.  Vou reproduzir aqui neste poste um trecho de um a delas, escrita por Arregui e que está na contra capa do referido livro:

"Faraco:
(...) Tenho 23 anos mais do que tu. Acho que não sou muito simpático, exceto para os amigos – tenho muitos e alguns, ai de mim, já estão mortos. Minha mulher, como a tua, terá uma opinião favorável sobre mim. Casei-me duas vezes. Acredito que a bigamia (ou melhor ainda, a trigamia) é o estado ideal. Razões de idade me constrangem à monogamia. Tenho três filhos, sete netos e uma enteada. Carrego o grande pesar de um filho morto em acidente. Como tu, possuo terras, o que nunca me impediu de militar na esquerda.  Essa militância, em 1977, custou-me quase  8 meses de prisão. Tu és advogado, eu fui estudante de Direito, mas, com mais sorte do que tu, abandonei em tempo essas porcarias codificadas. Quando mais moço, fui muito bom ginete. Como jogador de futebol, sempre fui ruim. A estância e a cabanha, hoje em dia, são administradas por um de meus filhos, em meio à grande crise econômica que asfixia o país. Espera-se um desmoronamento dentro de alguns meses, como o argentino. Meu outro filho está na Espanha, é pintor. O outro, que é a outra, uma mulher, mora em Montevidéu. No último dia dede1978 tive um enfarto e estive moribundo ou quase morto. Com um marca- passo, agora estou bem.

Se vens a Rivera ou Bella Unión, me telefona (o 707 de Trinidad). Não estaríamos tão distantes e poderíamos nos encontrar.

Com verdadeiro afeto em estado nascente,

Arregui”

Detalhe: Arregui, na capa do livro, é o da esquerda. O engraçado é que, não sei se de propósito, Faraco aparece mais velho que Arregui.

Nenhum comentário: