segunda-feira, 27 de abril de 2009

Paladinos da verdade


























Hoje, no Brasil, anda difícil a gente acreditar nas notícias que nos chegam através dos órgãos de imprensa, que, em sua maioria, resolveram defender os interesses dos chamados poderosos. Grande parte da imprensa brasileira se comprometeu com o que, no jargão jornalístico, é conhecido como factóide: notícia falsa ou sem comprovação.

Na verdade, estas instituições responsáveis pela informação nacional, nunca foram isentas, o que seriam o pressuposto básico de uma imprensa séria e imparcial. Todas fazem parte de famílias com interesses políticos e econômicos, que nada têm a ver com a grande maioria da população, que anda órfã de notícias verdadeiras.

Assim, se faz necessário a divulgação dos nomes dos jornalistas que estão comprometidos com a informação imparcial e isenta, neste caso, são alguns que através da internet, resolveram botar a boca no trombone e serem os contrapontos da grande imprensa (Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Veja, Isto É, Jornal do Brasil, Jornal da Tarde, Rede Globo e suas afiliadas, Rede Bandeirantes e tantas outras). Quatro jornalistas se destacam nesse universo sério e comprometido com a verdade: Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif e Mino Carta. Estes quatro paladinos da verdade, que já fizeram parte da chamada grande imprensa e que não se deram bem com as linhas editoriais da mesma, resolveram trabalhar com independência e isenção. São eles que nos ajudam a entender melhor tudo o que acontece, principalmente, no que se refere à política e economia do Brasil.

Com isso, ganhamos todos nós, por contarmos como esses quatro olhares, a nos revelar a verdade dentro das notícias que nos chegam diariamente através dos rádios, emissoras de televisão, jornais e revistas.

Nenhum comentário: