terça-feira, 28 de abril de 2009

Nietzsche e Wilde




NIETZSCHE E WILDE

Ontem à noite, 27/04, aconteceu o encontro do Grupo de Estudos e Discussão em Filosofia, que discutiu o filósofo alemão, Friedrich Nietzsche (1844-1900). Infelizmente, a adesão não foi a esperada. Constatei que, a ausência de um maior número de pessoas no encontro, deveu-se ao dia, segunda-feira e ao horário, 20:30hs. É que a maioria das pessoas interessadas estava em sala de aula; estudantes e professores. Todavia, a iniciativa valeu pelo seu ineditismo – filosofia discutida em mesa de bar em Itajaí - e pelo empenho de seus organizadores; Miguel Angel Rodriguez. e Gustavo Hasselmann. Mesmo com um número muito reduzido de participantes, o debate e as considerações aconteceram de forma entusiasmada.

Só para lembrar que, o encontro de ontem, coincidiu com a realização do 43º Sarau Benedito, evento literário quinzenal, que se seguiu após o debate filosófico. O Sarau acontece às segundas-feiras no Café e Cultura, dentro do Mercado Público de Itajaí. O de ontem, homenageou o poeta e escritor irlandês Oscar Wilde (1854-1900).

Quanto ao grupo de filosofia, resta aos organizadores, repensarem outro dia da semana e um novo horário, para que possa aglutinar todos interessados que não puderam estar presentes nesse primeiro encontro. E para não magoar nem a os filósofos do grupo, nem os poetas do sarau, cito aqui dois pensamentos; um do Nietzsche e outro de Wilde:

- “As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras” - Friedrich Nietzsche


- “Não confie numa mulher que diz sua verdadeira idade. Se ela diz isso, é capaz de dizer qualquer coisa.” - Oscar Wilde
Atenção: Para entrar em contato com os responsáveis pelo grupo, escreva para o seguinte endereço: mailto:ffilosofia_em_debate@grupos.com.br

Nenhum comentário: