domingo, 11 de setembro de 2011

Entrevista com a Primeira Pessoa











Gente, eu entrevistei esses dias - de muita chuva- a Primeira Pessoa. Quero deixar claro que eu sou um grande fã dela. Ah, eu fui instigado por um depoimento do cronista, poeta e escritor, Enzo Potel em sua coluna. Assim, decidi procurá-la para um bate papo.

Com vocês, a Primeira Pessoa.

Hélio: O que você diz sobre aqueles que preferem a sua prima Terceira Pessoa a você?
Primeira Pessoa: Lamento por aqueles que me preterem. Eles são preconceituosos. É como se EU fosse parte de uma minoria sem eira nem beira. Lamentável.
Hélio: Mesmos os escritores renomados tem preconceito com você?
Primeira Pessoa: Alguns. É como se fossem pais de criação do início do século passado, onde os filhos de criação não tinham as mesmas regalias e dormia fora da casa.
Hélio: Você se sente um largado, então?
Primeira Pessoa: Não é assim. Eu sei que existem muitos outros escritores que me preferem. E bons escritores, principalmente, os poetas.
Hélio: Você ser refere ao outro primo, o Fernando Pessoa? O que você acha dele?
Primeira Pessoa: Boa pessoa. (risos)
Hélio: E o que você acha da Terceira Pessoa?
Primeira Pessoa: Distante. Uma coisa sem proximidade com o leitor. Sem calor, sabe. Mas fica chato estar falando de alguém “ausente”, né mesmo? (Risos)
Hélio: A propósito, o que você achou das declarações do escritor e poeta Enzo Potel, sobre ele ter preconceito de você?
Primeira Pessoa: Corajoso. Mas, convenhamos, o Enzo é uma espécie de encantador de letras, então não podemos criticá-lo, pura e simplesmente. Eu não o condeno, sabe, porque um dia ele vai me usar. Você verá.
Hélio: Um pensamento ou uma frase, para fechar.
Primeira Pessoa: Se eu fosse ele, ele jamais quereria ser eu.

Nenhum comentário: