sábado, 8 de outubro de 2011

Lá se foi o Bandeirinha!
















Eu conheci Bandeirinha quando estava de volta a Recife, em 1981, depois de alguns anos no Sudeste. Fui apresentado a ele por uma grande mecenas das artes plásticas de Pernambuco, a curadora e marchand, Tereza Dourado, que conhecia o meu trabalho nas artes plásticas.

Francisco Bandeira de Melo foi Secretário de Turismo, Cultura e Esportes do Estado de Pernambuco e Presidente da Empetur - Empresa Pernambucana de Turismo. Teve uma atuação dentro dos limites que a cultura pode ter em qualquer Estado da Federação. Pouca verba, muito trabalho e muitas ideias. FBM era poeta e membro da Academia Pernambucana de letras. Ele também atuou por muito tempo como jornalista, no Jornal do Commercio.

Recém chegado do Rio de Janeiro, com um currículo ligado às artes plásticas (Olinda) e ao cinema (na distribuição de filmes culturais da Embrafilme), fui recebido por Bandeirinha, de maneira cordial e com respeito. Isso se deveu também à simpática acolhida que tive, antes de tê-lo conhecido pessoalmente, de outra grande pessoa, a sua assessora (amiga de Teresa Dourado) Marta Dubeux, que eu admirava pelo trabalho, simpatia e, com todo o devido respeito, elegância e beleza.

Ao chegar à minha cidade, decidi levar-lhe alguns projetos que, acreditava, seriam de grande valia para a cultura de minha terra. Francamente, não sabia eu o quanto era difícil sua execução. Tudo dependia de interesses políticos muito fortes e eu não tinha padrinho ligado à política que pudesse adiantar o meu lado. Mesmo assim, Bandeirinha me tratou com respeito e muita educação.

Ao final, fui agraciado com a possibilidade, que, aliás, veio a se efetivar, de ter uma de minhas obras fazendo parte do acervo do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco. Como se não bastasse, foi de Bandeirinha a ideia de me indicar para a TV Tropical, nome à época da TV Pernambuco, ligada ao Governo do Estado e sediada na cidade de Caruaru, no agreste desse Estado.

Lamentável sua perda aos 75 anos de idade. Bandeirinha foi vitima de um ataque cardíaco e estava internado na UTI do Hospital Santa Joana, em Recife.

Foi muito bom tê-lo conhecido e com ele trocado algumas ideias, fossem elas viáveis ou não. Minha trajetória profissional teve sua ajuda e quero aqui agradecer-lhe e dizer: “Valeu Bandeirinha!” Descanse em paz.

Nenhum comentário: