sábado, 8 de outubro de 2011

Fim de um ciclo
















Finalmente, encerram-se - por quanto tempo só Deus nosso Pai eterno sabe – as atividades dentro do Mercado Velho ou Mercado Público de Itajaí, fundado nos anos 1917 do Século passado e patrimônio tombado da cidade de Itajaí, SC.

Centro de pendengas e mazelas homéricas, o velho mercado agora irá descansar em paz. Ele que foi testemunha de tantos acontecimentos corriqueiros na vida dos itajaienses. Um incêndio nos idos dos anos 30 e tomou-lhe parte de sua bela arquitetura. Como quase toda a vitima desse tipo de sinistro, o mercado também teve que sofrer uma plástica, que lhe tirou parte de suas belas torres, mas isso é outra história. Aliás, este é um momento auspicioso para que lhe devolvam as mesmas, restituindo-lhe seu aspecto original, típico das construções ibéricas.

Passados os anos, o velho prédio foi ficando com ares de abandono. Puro descuido, desinteresse político, entre outras coisas que nem é bom falar. Lá se instalaram ad eternum alguns comerciantes que hoje se deparam com a crua realidade de terem que deixar suas dependências a mando do ministério público. Despejados à força pela lei! Uma lição que, espero, todos tenham aprendido: de que não se pode misturar o público com o privado. No meu entender, alguma coisa tinha que ser feita. Antes tarde do que nunca, diz o ditado.

Sendo ele um patrimônio do município, uma entidade pública, portanto, terá que ajustar-se à legalidade de seu próprio regimento e normas. Que o povo de Itajaí saiba cuidar mais de seus bens históricos e culturais. Deste modo, eu creio que, após sua reforma, e espero que esta seja para breve, com licitações às claras, teremos um novo mercado, com novos inquilinos e recuperando seu status de centro cultural e cartão postal da cidade, para o bem de todos e felicidade deste humilde cidadão.

Nenhum comentário: