terça-feira, 6 de maio de 2014

Oxe, oxe, nego, eu leio a Atalaia!



















Já divulguei, no post anterior, a revista Vacatussa de Recife, PE. Agora vou falar de outra boa revista cultural, Atalaia, que foi lançada em Itajaí , SC e que está em seu terceiro número. Sua linha editorial premia textos locais e também de outros lugares. A Atalaia trata dos assuntos culturais locais, com entrevistas, contos, poesias e crônicas.

Particularmente, eu gostaria de chamar a atenção para os textos de meu amigo Rui Bittencourt, engenheiro e arquiteto de gabarito, agora uma revelação como cronista. Seu texto limpo e recheado de tons nostálgicos, narra a vida em idos tempos, na Barra do Rio, espaço geográfico importante na história de Itajaí e de seu rio, o Itajaí Açú. Bittencourt nos desvela os ares ribeirinhos próprios da “gentes-itajaienses” com a maestria dos grandes cronistas. No seu texto, tudo está no lugar, incluindo ele próprio, personagem de suas narrações.  A Atalaia é um lampejo de luz neste momento em que as atividades culturais de Itajaí andam meio de banda, carentes de conteúdos com qualidade, principalmente nessa área. Quiçá, a revista viva por muito tempo, nos presenteando com o que há de melhor culturalmente, na cidade papa-siri.

PS: Um lembrete: dia 08/05/2014 tem um coquetel no Empório Gourmet Itajahy (dentro do Mercado Público de Itajaí) para o lançamento da 4ª edição da Atalaia. Apareçam!

Nenhum comentário: