Enviado por luisnassif, sab, 27/10/2012 - 13:32
Hoje é aniversário de 3 dos maiores Brasileiros de
todos os tempos: Graciliano Ramos,Darcy Ribeiro e Lula. Segue texto do ALAGOANO
GRACILIANO como FORMA DE HOMENAGEM AOS 3.
abraços (Gabriel Ciríaco Lira)
abraços (Gabriel Ciríaco Lira)
"Deve-se
escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício.
Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou
do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil,
ensaboam e torcem uma, duas vezes.
Depois enxaguam, dão mais uma
molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra
limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma
só gota.
Somente depois de feito tudo isso é
que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem
se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para
enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer." GR
Há quem pense que escrever é fácil. E
é: basta juntar uma palavra atrás da outra, pesar, sopesar, ver se soa bem, se
não se está dizendo besteira... Compliquei? É tão fácil dizer besteira. É tão
fácil não dizer coisa nenhuma.
O que eu queria dizer é que é fácil
escrever hoje, com o computador,
que faz tudo por nós, ou quase tudo, facilita a vida que é uma maravilha. Eu
queria ver você escrever no tempo de Graciliano, de Machado, Vieira, Santo
Agostinho.
No tempo de Machado escrevia-se com
pena de ganso – coitados dos gansos! Talvez de pato – e lixem-se os patos!
Havia pouco e difícil papel, pouca e difícil pena – que, como o nome diz, doía.
Havia pouca tinta, tudo tinha que se economizar: pena, papel e tinta – e,
conseqüentemente, palavras, idéias,
já que tudo era restrito.
Mas ao que sabemos, nem idéias nem palavras não se economizavam. Se tudo faltava naquele tempo, havia um elemento que sobejava: precisamente o tempo, o essencial, o ser responsável pela criação, pela elucubração do pensamento, o nó-górdio da questão.
Decifra-me, desata-me, corta-me com a espada ou com a técnica – e nada mais resta, e estamos no tempo da pressa, do descartável, do virtual. Ah, belos tempos em que se tinha tempo! O pensamento desenrolava-se palmo a palmo, pacientemente, no papel desdobrado na madeira carinhosa da mesa. A obra de arte era burilada interminavelmente.
Mas ao que sabemos, nem idéias nem palavras não se economizavam. Se tudo faltava naquele tempo, havia um elemento que sobejava: precisamente o tempo, o essencial, o ser responsável pela criação, pela elucubração do pensamento, o nó-górdio da questão.
Decifra-me, desata-me, corta-me com a espada ou com a técnica – e nada mais resta, e estamos no tempo da pressa, do descartável, do virtual. Ah, belos tempos em que se tinha tempo! O pensamento desenrolava-se palmo a palmo, pacientemente, no papel desdobrado na madeira carinhosa da mesa. A obra de arte era burilada interminavelmente.
Imaginem Vieira escrevendo, à luz da
vela, cuidando para a pena de um bípede, o animal mais semelhante ao homem,
porque se sustém sobre duas pernas e carrega uma cabeça pequena, de idéias,
sobre a cabeça, cuidando para que a dor não respingue tinta no papel precioso,
parando com a mão no ar e repetindo dezenas de vezes a frase que gravaria,
repetindo até que soasse bem, com musicalidade, com harmonia de sons e idéias,
dizendo exatamente o que pretenderia dizer, repetindo até a exaustão, tanto
que, quando chegasse ao final do longuíssimo sermão, soubesse-o de cor, como o
diria no púlpito.
Imaginem Agostinho escrevendo, nos
estertores da Antiguidade, final do século IV, início do V, sob as espadas dos
bárbaros destruindo os templos de Deus ou do saber, da palavra, considerada um
ser vivo, de tão poderosa. Não ficava pedra sobre pedra do Império Romano, mas
ficaria a obra que ele laboriosamente levantava com a pena – nem de ganso nem
de pato! Imaginem escrever quando não havia sido inventada a tinta nem o papel
e o escritor tinha que sofrer o martírio de esculpir a palavra mentalmente
horas e horas antes de esculpi-la no pergaminho que se desenrolava gemendo sob
seus dedos hábeis.
Dizem que Agostinho escreveu trezentas e trinta e duas obras, dizem outros que foram mais de mil e quinhentas, mas, em qualquer caso, escreveu muito mais e bem do que a maioria dos escritores, num idioma rude como o dos romanos, mas tornando-o maleável, apto à perquirição filosófica, e poético, porque se encantava com as palavras e com a beleza do que dizia.
Dizem que Agostinho escreveu trezentas e trinta e duas obras, dizem outros que foram mais de mil e quinhentas, mas, em qualquer caso, escreveu muito mais e bem do que a maioria dos escritores, num idioma rude como o dos romanos, mas tornando-o maleável, apto à perquirição filosófica, e poético, porque se encantava com as palavras e com a beleza do que dizia.
Como um pobre escrevinhador de hoje
se sairia dessa empreitada colossal, acima das forças humanas, que era
escrever? Escreveríamos? Acomodados à facilidade do computador, conseguiríamos
desenvolver essa habilidade tão primária que parece estarmos pela primeira vez
na história formulando uma frase, gravando-a de forma que transmita uma idéia,
torne-a viva, e que as suas palavras soem com beleza, como se para esse
encantamento fossem feitas?
Tornou-se tão sofisticado e artificial
escrever, que só mesmo lembrando as lavadeiras de Graciliano. Um viva à
simplicidade do mestre, que busca na natureza as suas imagens, as suas
parábolas. A comparação com as lavadeiras vale por uma parábola.
Fizesse o escritor com sua página
escrita o que faz a lavadeira com a roupa suja à beira do riacho, que molha e
torce, e novamente molha e torce, coloca anil, ensaboa, para de novo torcer e
torcer, e, enfim, enxaguar, dar mais uma molhada, tirar a água excedente com a
mão, surrar com raiva na laje, torcer novamente duas e três e mais vezes, até
não pingar do pano uma só gota. Somente então pendura a roupa lavada para secar
ao sol, sabendo que, por um acaso freqüente, uma sujeira de um bicho, da
própria água, do vento, de uma distração, poderia levá-la a repetir toda a
operação.
Acrescentei esse final, a parte que
leva a repetir a operação, não para corrigir o mestre, que sabia disso, mas
para alertar os leitores de que um texto muitas vezes sai falho, uma pequena
sujeira pode levar os escritor a reescrever o texto – como a lavadeira a lavar
novamente a roupa se descobriu uma pequena imperfeição.
E por fim a última lição do mestre: a
palavra não foi feita para brilhar, mas para dizer. Amo a beleza da palavra,
mas a sua função é, antes de tudo, dizer. Está bonito o texto, portanto bom? A
beleza é enganosa, temos que nos lembrar de que o homem criou a palavra porque
precisava dizer alguma coisa. O texto é belo e coerente com o quero dizer? Esta
deve ser a questão.
Há quem pense que escrever é fácil. Vá
lavar roupa na beira do rio para ver se é fácil."
3 comentários:
o Graça merece os trocadilhos que lhe são imputados
F
Diferentemente de Gabo, Helinho, Machadão etc,né, mesmo? rrsrs
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Madison
maddie0147@gmail.com
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