domingo, 14 de fevereiro de 2010

E por falar em alegria...











Aproveito o carnaval para apresentar uma reportagem que saiu no Jornal do Commercio de Recife que diz que Pernambuco tem tudo a ver com Cuba. Ambos os povos são alegres, musicais e revolucionários. É só conferir o que diz a reportagem de José Teles:


Uma tributo à cubana
Publicado no Jornal do Commercio em 14.02.2010

A 30ª edição do Festival do Caribe, de 3 a 9 de julho em Santiago de Cuba, homenageará Curaçau e Pernambuco

José Teles
teles@JC.com.br

“Pernambuco Nação Cultural” este ano será mais do que uma expressão. A 30ª edição do Festival do Caribe, que acontece de 3 a 9 de julho em Santiago de Cuba, homenageará Curaçau e Pernambuco. Será a primeira vez em que um Estado, e não um país, recebe a homenagem. Esta semana, o presidente da Casa do Caribe, Orlando Verges, e o gerente geral da Paradiso, agência estatal de turismo cultural, Rolando Soto, estiveram no Recife para conversar com a presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo, sobre a participação pernambucana no festival, cujo embrião está numa visita feita, em 2005, por Nilton Pereira, da TV Viva, à ilha caribenha, para o Festival do Caribe.

Desejando retomar contatos, ele filmou artistas populares cubanos com mensagens para artistas populares pernambucanos.

No ano seguinte, Orlando Verges veio ao Brasil e conheceu artistas populares pernambucanos. Os laços entre Cuba e Pernambuco estreitaram-se em 2008 quando o Estado participou da 28ª edição do Festival do Caribe e, no ano passado, quando uma delegação cubana, com a presença do Ministro da Cultura, veio ao Recife com vários artistas do país, para apresentações na cidade: “Desde o início, para nós, Pernambuco é a entrada do Caribe para todo o Brasil”, afirma Raimundo Soto, da Paradiso, listando as semelhanças entre seu país e Pernambuco: canaviais, o espírito libertário, a música, as festas. Com o que concorda o compatriota Orlando Verges: “Nossas formação étnica é praticamente a mesma, com exceção do índio, que em Cuba foi exterminado no começo da colonização. Há muitas manifestações parecidas. Aqui vocês tem o maracatu, e em Cuba temos o Cabildo de la Nación, que são antigos grupos negros. Feito no Maracatu eles tem reis, rainhas, cortejo com tambores”. Esta identificação entre os dois povos está documentada no vídeo produzido pela Fundarpe intitulado Hermanos, realizado na primeira visita da delegação pernambucana à ilha.


Verges vê semelhanças insuspeitadas entre a rumba e o coco: “Os ambientes sociais onde nasceram são bem parecidos”. Enquanto Soto aponta para outra faceta que Cuba e Pernambuco têm em comum: “É a cultura da resistência. Esta atitude rebelde, que os pernambucanos sempre tiveram na história do Brasil”. A Paradiso, que faz parte do ministério da Cultura cubano, é especializada em turismo cultural: “É um turismo participativo. Quem viaja com a gente tem as melhores opções culturais de Cuba”, diz Soto adiantando que está negociando com uma operadora a possibilidade de voos charters de Pernambuco para Cuba: “Nossa estratégia é começar esta ligação cultural com o Festival do Caribe. Mas durante o ano temos 40 eventos culturais em Cuba, não apenas dedicados à música, mas também às outras manifestações como cinema, literatura, dança, teatro”, diz Soto. A Paradiso não se ocupa apenas do turismo cultural, mas mantém um amplo leque de atividades vinculadas, todas relacionadas com a cultura. Por exemplo, um espaço para o ensino da língua espanhola em cujas aulas a cultura é enfatizada. Tem também uma Escola de Arte e mais de 40 instituições pelo país: “Oferecemos também opções culturais, diurnas e noturnas, e publicamos uma revista, também com uma página na Internet, continua Soto Como a situação econômica de Cuba é mais do que delicada, seria uma rota turística de uma mão só. No entanto, Luciana Azevedo, presidente da Fundarpe, ressalta que o objetivo não apenas turístico: “Eles têm muito a nos ensinar na área de turismo que tem como base a cultura”. A participação no Festival do Caribe, aponta ela, vai além de levar a produção cultural para um outro país:

“Luciana Azevedo diz que se deve admirar um país do tamanho do estado de Pernambuco que conseguiu Com que os olhos do mundo se voltassem para ele: “A participação de Pernambuco no Festival do Caribe é muito importante, ainda mais sendo um dos homenageados. O evento recebe pessoas de 25 países, toda imprensa internacional aporta em Cuba por causa de sua diversidade cultural. Como este festival é transmitido para muitos países, Pernambuco é colocado numa vitrine tanto cultural quanto turística. Enfim, estamos vendendo Pernambuco para um tipo de turista que consome cultura”.

Durante a realização do Festival do Caribe 2010, haverá uma Casa de Pernambuco em Santiago. Ali acontecerão mesas redondas, simpósios. A apresentação da cultura do Estado irá da culinária à música.

Nenhum comentário: