sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Reflexão acerca da leitura






















Hoje tive pensando sobre uma discussão que eu li postada num blog outro dia. A importância do hábito da leitura em nossas vidas.

Confesso que não sinto falta de não ter sido um aficionado da leitura na infância e adolescência - exceto as necessárias para o currículo escolar –, pois vivi o melhor dos folguedos e estripulias de ambas as épocas.


Hoje, na maioridade e chegando na chamada boa idade, tenho toda liberdade de ler quem eu quero, quando quero e como quero, sem que tenham pessoas me censurando pelo que estou fazendo. Vejo a leitura como um prazer, concordo, mas um prazer como quem diz: hoje eu vou transar com fulana ou fulano, ou mesmo quando vou comer uma feijoada com os amigos da época do colégio, ou quando decido ir visitar uma tia que não vejo há muito anos e que me ajudou a entender a vida, ou até mesmo quando vou comprar um bom vinho, decidido a convidar um grande amigo ou amiga pra dividi-lo comigo ouvindo um jazz, ou Mpb, ou até mesmo uma dançante salsa cubana.

É assim como eu vejo o ato de ler um livro: um prazer sem obrigações.

Nenhum comentário: