domingo, 27 de setembro de 2009

As-salaamu aleikum, Salim Miguel!


Na terça passada, dia 23 de Setembro, Salim fez uma pequena palestra no hall da biblioteca da Univali, durante as festividades em comemoração dos 45 anos de Ensino Superior em Itajaí, no 5º Festival Cultural. Tive a imensa satisfação em encontrar com o escritor.

Pela importância do palestrante, achei que havia pouca gente. Uma pena, pois a prosa foi muito agradável e, também, muito elucidativa.

Salim nos cativou com aquele seu jeito de mascate árabe. O grande escritor nos brindou com alguns causos e alguns pontos importantes, que deviam orientar todos nós, que escrevemos histórias. Por exemplo, como cativar a atenção do leitor.

O premiado escritor nos deu uma aula de como se pode ser famoso sem perder a gentileza e a humildade, atendendo cada um que solicitava seu autógrafo, com muita paciência e simpatia, atitudes que faltam a muitos “famosos” por aí.

Muito me agradou que ele tivesse me reconhecido quando fui lhe pedir para autografar o seu “Nur na escuridão”. Tempos atrás, Salim fez algumas considerações sobre meu primeiro livro, O Suicida, e sobre alguns contos, que me ajudaram a melhorar os referidos escritos.

Eu tive a honra de conhecer Salim Miguel e Eglê Malheiros, sua mulher e grande roteirista, em 2004, durante o Catarina Festival de Documentário. Foi durante a noite de premiação do festival, acontecida no auditório que funcionava dentro das instalações do Auto-Cine de Balneário Camboriú. Só à guisa de esclarecimento, o Catarina era promovido pela Araucária Produções, produtora do Paraná capitaneada por Cloris Ferreira.

Naquela ocasião, estávamos, eu e o meu amigo Cesar Cavalcanti, cineasta alagoano há muito tempo radicado em Florianópolis, comandando a pré-seleção dos documentários que iriam participar daquela edição do festival.

Voltando ao evento da Univali, quero parabenizar os organizadores do encontro, por ter nos dado a oportunidade de ter desfrutado por mais ou menos 40 minutos, da agradável presença desse boa-praça que é o sadiqi Salim Miguel. Que Allah lhe dê mais dias de vida e muita saúde para continuar prosando com todos nós sobre a vida e a literatura.

As-salaamu aleikum, Salim Miguel!

Nenhum comentário: