terça-feira, 30 de setembro de 2008

Sarau Patativa

Procurando por um material que eu havia escrito tempos atrás, para escrever um conto, terminei encontrando uns versos que eu havia escrito para homenagear o grande poeta popular cearense Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré.


Patativa cantou em seus versos simples o seu sertão; a sua gente sofrida. Foi aclamado por todos e está no topo da galeria dos grandes artistas populares que o Nordeste brasileiro produziu.

Patativa nasceu em Assaré, município do sul do Ceará em 1909 e faleceu em 2002.

Meus modestos versos foram declamados pelo jornalista, cronista e poeta Felipe Damo no 26º Sarau Benedito, dia 31 de Março de 2008.

Quero, também observar, que os nomes citados nos versos são de amigos próximos e que são os organizadores do Sarau Benedito.


SARAU PATATIVA


Boa noite minha gente
Que agora vou cantar
Um verso em homenagem
A um poeta popular
Que viveu e morreu Patativa
Em Assaré no Ceará

Não me perguntem quem foi
Que pensou nesse sarau
Não sei se faço mal
Em dizer que foi um plano
Desse que a cada ano
Nós pensamos com vontade
Seja cedo, ou seja, tarde
Quando mais dele melhor

Agora eu tiro o meu paletó
Para recitar esses versos
Simples, mas controversos
Que tanto faz como tanto fez,
Será um de cada vez
Sempre ao gosto da platéia
Vinda da cabeça de quem a fez
Eu louvarei esta idéia


Seja ela do Felipe ou do Rafaelo
Que no mercado é menestrel
E canta tudo sem engano
Não sei a quem a idéia creditar.
Pode ter saído do Seba, pingunço num bar
Quem sabe foi do André
Companheiro de cor e de fé
Que fez nascer esta idéia
De qualquer jeito eu acredito
Que foi um gesto bonito
Desses que a gente se orgulha
E que nele um dia mergulha
De corpo e alma, sem conflitos
Recitando versos que acalmam
Os nossos corações tão aflitos
Nesta noite tão bela
Sob essa luz amarela
De mais um Sarau Benedito.

Nenhum comentário: