quinta-feira, 20 de março de 2014

Tô mais pra formiga do que pra cigarra!



 























Gente, nas minhas recentes andanças pelo Uruguai e Argentina, adquiri alguns livros de autores de ambos os países, dentre eles, uma antologia: “Antologia de Cuento Argentino”, compilação de Josefina Delgado e editado pela El Ateneo. São 100 anos desde o primeiro conto de que se tem notícia, "El Matadero" de Esteban Echeverría. Nesta bem diagramada edição, desfilam 38 autores, homens e mulheres que enriquecem e enriqueceram a literatura argentina. 

Mal deixei um livrinho que me foi indicado por minha amiga Roberta Bittencourt, da livraria Casa Aberta, chamado “Textos e Pretextos sobre a arte de Contar Histórias”, editado pela Argos Editora Universitária e escrito por Celso Sisto, aliás um belo livro, eu me enfiei na coletânea argentina. 

É mesmo um prazer ler em espanhol (nada de "boçalismo" de minha parte, pois todos nós brasileiros entendemos um pouco a língua de Cervantes), até porque, é sempre bom ler no original. 

Outros livros que trouxe na bagagem (uns trazem uísque, Dvds, perfumes...) foram "Fauna Desplazaminetos", editora Literatura Mondadori, de Mario Levrero (uruguaio de Montevidéu), "La Sirena Viuda", editora Punto de Lectura, de Mario Benedetti (uruguaio de Paso de los Toros), “El tamaño de mi esperanza/ El indioma de los argentinos”, Editora Debolsillo Contemporánea, de Jorge Luuis Borges (argentino de Buenos Aires) e finalmente, "Presente" Salvador Allende, editado pela ÑClarinx, uma antologia (seleção de Marcos Roitman Rosenmann) de seus últimos discursos. 

É isso aí. Agora estou mais que preparado para enfrentar os dias frios e sem cores que se avizinham.

Nenhum comentário: