sexta-feira, 15 de julho de 2011

Voltei Recife...


IBGE: nordestino volta para o Nordeste. Pernambuco recebe mais.
No IBGE.
No G1:

"Nordeste é região com maior retorno de migrantes, segundo IBGE

Sudeste perdeu potencial atrativo e Nordeste começou a reter população. Instituto cruzou informações da PNAD e dos Censos de 2000 e 2010.

Do G1, em São Paulo

A migração entre regiões do país perdeu intensidade na última década, e estados do Nordeste, além de reter população, começaram a receber de volta os que deixaram seus estados rumo ao centro-sul do país. É o que diz um levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (15) com base em dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2009 e dos Censos realizados em 2000 e 2010.

Segundo o instituto, na última década começou a haver um movimento de retorno da população às regiões de origem em todo o país. A corrente migratória mais expressiva continua a ser entre o Nordeste e o Sudeste, mas houve redução. A região Nordeste foi a que apresentou o maior número de migrantes retornando para seus estados, seguida, em menor escala, pela região Sul.

O IBGE investigou onde morava o indivíduo exatamente cinco anos antes da data das pesquisas, no período entre 1999 e 2009, quando aproximadamente 4,8 milhões de brasileiros migraram entre estados e entre regiões do país.

Em 2009, os estados do Nordeste que apresentaram migração de retorno mais expressiva, conforme o instituto, superando os 20% do total de imigrantes, foram Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Oportunidades

“Além de apresentar menor migração, diminuindo o número de pessoas que saem, o Nordeste começa a atrair população, com uma rede social melhor. Enquanto isso, o Sudeste, que já não recebia mais tantas pessoas, passa a ser também emissor, não só de migrantes, como também de quem é originário e está deixando essa região”, afirma Antônio Tadeu Ribeiro de Oliveira, um dos pesquisadores do instituto.

Esse Nunca Dantes …"
















Gente, a vida é mesmo um vai e volta. A volta dos nordestinos as suas raízes está se confirmando. Serviram como puderam. Foi dada a nós a oportunidade de trabalho, isso é fato, porém sem o devido respeito, além de nos colocar à margem; parca educação, parca moradia, parca saúde. Esqueceram de nos avisar que aquela oportunidade tinha validade; depois de ajudar na pujança e desenvolvimento, teríamos que voltar. Não éramos mais bem vindos; fomos uma gente inferior indigna de um espaço social descente. Teríamos que nos contentarmos com os trabalhos inferiores de apenas servir e mais nada. Começa a chegar a hora de mudar esta infame história. Ela parece que já chegou. Sem ressentimentos, pois. Que eles sejam bem vindos às terras dos coqueirais onde gorjeiam apenas aves sem preconceitos, sem discriminações. Cantemos pois: “Voltei Recife foi a saudade (Lula) que me trouxe pelo braço...”

Nenhum comentário: