terça-feira, 29 de junho de 2010

ESTÁ DESAPARECIDO!






















Gentem, depois de beber umas garrafas de vinhos é que me dei conta que  anda desaparecido, o nosso conhecido e aclamado poeta, produtor cultural, agitador político, duende nas horas vazias das noites da floresta que circunda a Ressacada, homem de mil instrumentos, inclusive dos que não tem serventia nenhuma pra vida prática dos itajaienses, o maior e também o menor, Alex Nascimento, primo distante e também perto, do grande poeta e pensador Bento Nascimento.

Não se sabe bem qual a situação geográfica dele no planeta em que vivemos, assim como, sua situação no cosmo de maneira geral, neste presente momento. Na verdade, nem sabemos se ele é mesmo um homem real, apesar de que um dia em nossas vidas já o encontramos e até o abraçamos efusivamente. Contudo, deixo claro que nesta época em que estamos vivendo, tudo é possível, inclusive, Itajaí sair do buraco político em que se encontra enterrado, quanto mais Alex ser um ser de verdade.

Alex Nascimento, dizem, chegou a bordo de um cogumelo selvagem, num dia de muita umidade atmosférica. O acharam no meio da restinga que cobre todo o Saco da Fazenda. Tudo aconteceu quando um “pescador de olhos claros”- e não era o Chico Buarque de Holanda -, encostou seu barquinho de papel nas margens do Saco, e deixou que a lua marcasse as horas de sua costumeira pescaria. Lá pelas tantas, alguma coisa se mexeu na rede. O homem bronzeado pelos anos de maresia profunda e tardes assistindo os jogos do Marcílio, foi ver o que era e exclamou: “Oxe, oxe! Mas será o Sarau Benedito?!”. A ovelha do mar subiu as pernas das calças e entrou nas águas de Iemanjá & Cia. Quando pegou a rede e a retirou, ele viu que um copo de plástico do Mcdonald, uma camisinha usada John Tex (preservativo dos cowboys), um saco plástico do Angeloni e um pedaço do livro O Suicida estavam grudados à rede! Uma grande decepção! Ele chorou por três dias e três noites consecutivas nos ombros do manjado jornalista afro-descendente e filho de Oxun, André Pinheiro. Ao limpar a rede e retornar a beira do Saco, ele ouviu um choro de criança! Ele voltou seu olhar pra sua esquerda (sempre ela, à esquerda!) e vislumbrou em cima de uma vitória-régia um bebezinho rechonchudo e com grandes orelhas que serviam de leme a guiar a planta legendária da flora brasileira, água adentro e água afora. Era Alex em seu nascimento para o mundo papa-siri! O pimpolho já sabia o que fazer com seu destino; trazia no peito marcado a dor que nunca sofrera. Nada no mundo terreno iria impedi-lo de ir em frente, apenas aquele pescador que num lampejo heróico, desviou a trajetória da planta em forma de vitória-régia que ia dar de frente com uma lancha, onde estavam o prefeito e toda a sua trupe, comemorando com regozijo o sucesso da futura marina do Saco da Fazenda. Por muito pouco, pouco, o pequeno Alex, não seria criado pelo alcaide itajaiense e, por conseguinte, herdeiro de frangos para abate. Depois desse episódio épico na história de Itajaí, Alex passou a ser instruído pelo guru dos gurus, Rômulo Mafra, jornalista ferino da comunidade peixeira. O pequeno Alex ficou 365 dias dentro de uma caverna no morro do Baú, recebendo os ensinamentos de velho feiticeiro. Terminado os ensinamentos ( ah, a enchente!), Alex desceu da montanha e foi ter com Maomé, porém os muçulmanos o impediram e o pequeno retornou a sua vida normal, estudando línguas mortas com o também não menos famoso guru dos gurus, Enzo Potel. Dizem que Alex só veio a ter com o público, depois que a Ivana Severino deu um chega pra lá nele a pedido do eremita Seba Paulinho, monge tibetano da Barra do Rio.

Os anos se passaram e Alex, cresceu como um menino normal; andando a pé ou ficando irritado com os serviços terríveis da Coletivo, até que num belo dia de sol, a papisa política do PCdoB, Sarah Ternes o levou para criar. A partir daí, ninguém, mas ninguém mesmo, viu o pequeno bruxinho de Itaipava perambulando de sarau em sarau na velha e cansada cidade de Itajaí das delongas do prosador e seresteiro Rafaelo D’Góis. E a pergunta continua: onde foi que se meteu o nosso querido pequerrucho?!

26 comentários:

Anônimo disse...

É melhor colocar a foto do moleque em uma daquelas caixas de leite, antes que o percam de vez.

felipe

Deborah O'Lins de Barros disse...

Olá Helinho...
Reza a lenda que os gnomos aparecem de quando em quando, achando necessário algum tempo de reclusão e ausência.

Agora, estranho mesmo é o o bom-homem que veio de longe para nos contar estórias de outros tempos e lugares, conhecido como Helinho, nos dar um chá de sumiço também!

Abraço da moça deitada na grama!!
:-)

Carmem San Diego disse...

ele está na cidade.

Hélio Jorge Cordeiro disse...

Felipe, Deborah e Enzo, é mesmo um facto estranho o sumiço de nosso bom amiguinho!

Hélio Jorge Cordeiro disse...

Felipe, resolvi seguir sua sugestão e entrei em contato com a Leite Guri, mas eles rechaçaram a idéia, então fui a Ballantines, outra boa opção, não é?

Cia Andante disse...

Dizem que foi visto declamando poesias em cima de mesas, procurando a todo custo ser notado . Tbem dizem que vive entre Camboriu Beach e Cidade nova fazendo campanha pra partido comunista. Dizem...

Hélio Jorge Cordeiro disse...

pois é, Jo e Laercio, ele é mesmo um ser inusitado!

Anônimo disse...

hahahahahahahahahahahahahahahahaha


felipe

Anônimo disse...

a verdade seja dita, eu não sei onde estou dentro do meu ser


alex

Anônimo disse...

ai como eu fui cliche, credo
na verdade gente é só olhar no twitter da ideli salvatti


kkkkkkkkkkkk
alex

Hélio Jorge Cordeiro disse...

Pessoal, não acreditem em pessoas que se escondem como anônimos, se passando pelo grande Alex Nascimento. Esses embusteiros estão ávidos de sucesso e prestígio as custa de um grande pensador, poeta e um ente cultural da maior grandeza como o nosso Alex . Aproveitadores! Meu caro Alex, onde quer que vc esteja, saiba que estarei alerta para desmascarar esses charlatões. Vc nunca escreveria isto: “ai como eu fui cliche, credo na verdade gente é só olhar no twitter da ideli salvatti. Kkkkkkkkkkkk. alex ou mesmo isto: a verdade seja dita, eu não sei onde estou dentro do meu ser
Que Dunga o proteja!
Abcs
Hélio
OS: O Dunga a que me refiro é o coleguinha de Dengoso, Mestre, Zangado e Cia. e não o da seleção brasileira, tá?

Anônimo disse...

Adorei, quanta criatividade! Obrigada pelo papisa...(rss) Bjp Helinho
Sara Ternes

Anônimo disse...

Ahh ele foi visto hj on line pelo msn...
Sara Ternes

Hélio Jorge Cordeiro disse...

Papisa, Sara, é pouco, cê é mais que isto, nêga, oxe,oxe! kisses!

Deborah O'Lins de Barros disse...

estou rindo até agora com o "Carmen San Diego"...

é mesmo, o Alex não escreveria o que foi escrito. ele não tem cara de twitter :-)

saudações e boa ressaca pós-copa
:-)

Hélio Jorge Cordeiro disse...

Tô vomitando até agora, Deborah...huuuuuuuuugo! Desculpe....hhhuuuuuugggooooo!

elza soares disse...

me passa o saaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal!

Hélio Jorge Cordeiro disse...

Nossa, Elza? É você mesmo? Meu Deus! Dá pra cantar uma do Chico? Nossa, gentem, a Elza aqui!

Anônimo disse...

Quem?

Drogbah Azuma disse...

Quen éh mermo esce tau de Alex,rein? Paçei pôaqui reconmendardo por un amigu. Naum goxtei muitxo daki.

Anônimo disse...

isso tá aéreo que os mails do fórum.

Hélio Jorge Cordeiro disse...

Aéreo?! Quem quer que seja vc, sr. anônimo, isso aqui num é aeroporto, muito menos uma reunião do forum de cultura, tá.

Deborah O'Lins de Barros disse...

ele esteve aqui no sebo hoje :-)
está bem e em dúvida se torce para a seleção da Holanda ou da Alemanha. :-)

Hélio Jorge Cordeiro disse...

Deborah, minha estimada menina do Rioo, não acredite nesses farçantes! Eles conseguem imitar muito bem as pessoas...Aqui pra nós, eles podem ser invasores de corpos! Tenha cuidado! Veja se esse que se diz Alex Nascimento não tem nenhum tic, como piscar um olho nervosamente, ou mesmo mancar discretamente de uma perna. Não cai nessa assim facilmente, pois quiça vc será a proxima vítima! Toda a atenção é pouco. Ah, veja de a Ivana continua a Ivana. Eles são mesmo muito ardilosos! Be careful, my dear!

Deborah O'Lins de Barros disse...

You scared me!! Now I don't know if I still... am I :-)

Hélio Jorge Cordeiro disse...

Han-ran! Então vc tem dúvidas se você é mesmo a Deborah com H, hein?!

Eles invadiram geral. Até a CasaAberta não escapou dessa invasão de corpos! Quem irá nos salvar? O Chapolim Colorado ou Jaspion?