quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Mais um livro: Antônia






































Prefácio
 

Ler Hélio Jorge Cordeiro é se transportar para os cenários em que as tramas acontecem. O autor pega você pela mão e convida para um passeio em sua narrativa, dado a riqueza de detalhes das personagens, dos ambientes e a descrição das sensações.

A localização geográfica muito bem demarcada, com todas as suas características regionais, paisagens e sotaques, é uma constante em seus livros. Outro ponto sempre presente em suas obras é a contextualização com a conjuntura política em que se dá o enredo. 


Como todo bom autor, Hélio Jorge é um observador atento a tudo que lhe rodeia. Quem lhe conhecesse pessoalmente e lê sua obra reconhece entre as tramas, tipos e lugares comuns no dia-a-dia, mas que ganham singularidade nos seus textos. 


O pernambucano radicado em Santa Catarina, artista plástico, publicitário, programador de filmes, diretor de arte, roteirista cinematográfico e escritor, é autor de O Suicida, Onde o Diabo Perdeu as Botas e Malvadeza Durão.


Traz de sua experiência na área do cinema, o jeito de contar histórias; da sua vivência política, o contexto histórico, que faz com que a ficção se amalgame com a realidade. Ingredientes que tornam a leitura palatável, como se o escritor estivesse ao seu lado narrando os “causos”, como o faz com os amigos, que têm o privilégio de desfrutar de sua enriquecedora companhia. 


Antônia, o quarto livro publicado pelo autor, poderia ser mais uma saga de uma família nordestina esfacelada pelo flagelo da seca e da miséria que parte em procura de um futuro melhor no sul. Mas Hélio Jorge Cordeiro transportará você do sertão de Pernambuco a São Paulo, numa viagem que prenderá o leitor até a última página.
Como se diz na terra do autor: se aboletem e boa leitura!


Mirian Arins
Jornalista e Produtora Cultural.

Nenhum comentário: