quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Amanhã, dia 28, tem samba e frevo no Empório do Mercado Público de Itajaí!



Filhos de Maria do Cais colocam o Bloco no Bar em Itajaí

Foliões do Bloco Anarco-Carnavalesco Filhos de Maria do Cais engrossarão o cordão do Bloco Siri na Lata, que fará a abertura oficial do Carnaval de Itajaí, nesta sexta-feira, 28/02, a partir das 21 horas, em frente ao Mercado Público. Já a Folia Oficial dos Filhos de Maria do Cais será na terça-feira, 04/03, no Mercado Público de Itajaí, com muitos sambas e marchinhas, sob a responsa do DJ Deco (o mago da pick-up) e começa às 20h30min. 

O Bloco Anarco-Carnavalesco Filhos de Maria do Cais reúne-se desde de 2009, em Itajaí. A concentração, evolução e a dispersão é na mesa do bar. Participam do Bloco artistas, historiadores, jornalistas, e todos os que gostam de boa música e da alegria contagiante do Carnaval.

Lançado no dia 20 de Fevereiro de 2009, o Bloco homenageia uma personalidade presente em muitas cidades portuárias. Em Itajaí (SC) comenta-se que existiram mais de uma, porém a mais conhecida foi Olga da Silva Leutério, natural de Timbó (SC). De origem humilde, foi adotada por uma família de alemães, na qual foi vítima de violência sexual aos sete anos de idade. Mais tarde volta residir com a mãe biológica e passa a ser assediada pelo padrasto. Foge de casa, muda-se para Itajaí e instala-se na região do cais. 

Amiga de estivadores, pescadores e demais trabalhadores portuários, Maria do Cais torna-se protetora de meninos e demais moradores de rua. Fato conhecido da história oral e escrita da cidade, foi a ocupação que promoveu, juntamente com seus protegidos, no Prédio que deveria abrigar a Alfândega, depois foi Sede da Prefeitura de Itajaí, posteriormente demolido para ampliação dos terminais portuários. Como a obra ficou um bom período abandonada, Maria do Cais, mudou-se com os moradores de rua para lá, de onde só saiu após ser expulsa, não sem antes resistir a várias tentativas de despejo. 

Serviço: 

Agenda da folia:

- Na sexta (28/02) vamos engrossar o cordão do Bloco Siri na Lata (puxado por Chico Preto e Giana Cervi), na abertura do Carnaval, em frente ao Mercado Público de Itajaí. Concentração a partir das 20 horas no Empório Gourmet Itajahy. 

- Na terça (04/03), às 20h30min, acontece a Folia Oficial dos Filhos de Maria do Cais, sob o comando do DJ Deco, no Mercado Público de Itajaí. Concentração a partir das 20 horas.


Mais Informações:
Mirian Arins: (47) 9965-4637
27 de fevereiro de 2014
Jornalista responsável: Mirian Arins (DRT SC 01762 JP)

Nenhum comentário: