domingo, 14 de novembro de 2010

Telma Scherer é vitima da ditadura! A do mercado editorial, é claro!









É mesmo lamentável, para não falar outra coisa, o que aconteceu com a nossa querida poeta Telma Scherer. O Estado deve uma explicação a ela e a toda sociedade portalegrense. Truculência em nome do mercado editorial é mesmo o fim da picada. Eles se utilizam do espaço público que pertence ao povo de POA e pensam que são os donos da via pública travestidos de agentes da cultura. "A praça é do povo como o céu é do avião" . Viva a liberdade de expressão!

Escritora realiza performance na Feira do Livro e é retirada por policiais

Correio do Povo - Arte &Agenda -Variedades - 13/11/2010 08:10 - Atualizado em 13/11/2010 08:37

Expositores reclamaram da apresentação e chamaram a Brigada Militar

A poeta e escritora Telma Scherer, 31 anos, foi abordada por policiais, na noite de sexta-feira, enquanto realizava uma intervenção artística na Feira do Livro, que ocorre na Praça da Alfândega, em Porto Alegre. Os homens do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) teriam recebido uma denúncia de expositores. Segundo a reclamação, a apresentação da mulher estaria reunindo muitas pessoas na Rua da Praia e atrapalhando a circulação de pedestres e visitantes do evento.

Testemunhas disseram que a ação dos policiais militares teria sido violenta. Amigos e pessoas que assistiam a apresentação contaram que pelo menos 10 agentes abordaram a escritora, que foi conduzida em uma viatura ao posto da Brigada Militar na Praça XV, no Centro da Capital.

Além de populares, esteve no local o vice-presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Osvaldo Santucci. Ele negou que a entidade tenha acionado a polícia, mas confirmou que a apresentação não fazia parte do calendário oficial da feira e que algumas pessoas teriam reclamado do acúmulo de expectadores. O capitão Marcelo Fernandes do 9º BPM, conversou com a artista e com o representante da Câmara do Livro e disse desconhecer as denúncias de ação truculenta.

Cerca de 40 pessoas se reuniram para assistir Telma falar sobre sua condição de escritora. Ela teria emocionado o público ao revelar que precisou deixar seu apartamento porque estava com três meses de aluguel atrasado. A performance artística questionava o sistema literário, o que pode ter incomodado representantes do mercado editoral. Telma disse, no entanto, que a crítica não foi a uma pessoa ou instituição em particular. A escritora contou que ficou constrangida com a ação da polícia.

3 comentários:

enzo disse...

É chocante.

"Segundo a reclamação, a apresentação da mulher estaria reunindo muitas pessoas na Rua da Praia"

isso é ruim?? para um evento literário, atrair gente é problema?!

e uma performance poética dura o que? 72 horas?

Uma vergonha essa feira do livro.

Enzo disse...

e já tem um video, bem escuro, mas dá para sentir o clima:

http://www.youtube.com/watch?v=IJn4kBcGR5w

Hélio Jorge Cordeiro disse...

Cara, ainda tem gente mesquinha que se incomoda com pessoas independentes e,claro, se incomodam porque são mesquinhas! Pouca vergonha, aliás, muita vergonha do povo portoalegrense!