quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

La belle cuisine






















La Belle Cuisine

A primeira vez que Ariosto deu foi para Luís. Luís morreu! Todos morreram com a comida que Ariosto fez. Inclusive, Ariosto, mas sua gata Bixa, não comeu e sobreviveu.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Cinzas e nada mais


















CINZAS E NADA MAIS

Agora que tudo terminou,

só resta a lembrança de você,

bela e colorida,

uma verdadeira alegoria

de pura graça e alegria

desse carnaval que

já passou!

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Zé Pereira, The Beatles e o Vietnam





















ACROSS THE UNIVERSE

Nesse sábado de Zé Pereira, uma grata surpresa foi o filme “Across the Universe”, com direção de Julie Taymor, diretora americana que dirigiu Frida em 2002, interpretado por Salma Hayek.


“Across do Universe” é um musical, que tem um pouco de tudo. Pode-se ver nele Sgt Peppers’Lonely Heart Club Band, Hair e até Apocalypse Now, Platoon - pelo menos foi o que vi!



O filme conta a história de Jude (Hey, Jude), um jovem artista de Liverpool que vai aos USA a procura do pai americano que não sabe de sua existência e encontra Lucy (Lucy In The Sky With Diamonts) que acabara de perder seu namorado na guerra do Vietnam. Jude então se apaixona por ela.

O cenário do filme é de uma America conflitada com a guerra do Vietnam. A história de amor e amizade é recheada maravilhosamente com o que dá o tom de musical ao filme: as belíssimas músicas dos Beatles.

Uma cena em particular, me chamou a atenção; é quando Jude está criando seus desenhos de natureza morta; ele usa morangos numa referência as mortes na guerra travada no sudoeste asiático. Durante essa cena, ele canta Strawberry Fields. Um primor de cena.

Existem muitas citações como: Jimi Hendrix, Janis Joplin e ainda uma cena no telhado de um prédio onde os amigos de Jude se apresentam, lembrando o antológico concerto do Beatles no telhado da gravadora Apple em Londres, The Rooftop Concert. Além das participações de Bono, Eddie Izzard, Joe Cucker, Salma Hayek entre outros. Muito legal!

Vale a pena assistir, principalmente, para quem gosta dos Beatles.


(PS Quem quiser conferir e tiver paciência, é só clicar no Cine Cubancheiro nos tópicos aqui do lado)

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A Cartinha



















A CARTINHA

por Hélio Jorge Cordeiro

Querida e estimada madrinha.

Só hoje é que tive tempo para lhe escrever estas linhas.

A senhora não imagina o quanto uma cidade grande é complicada. Nada parecido com a nossa querida Pau D’Arco. Madrinha, minha saída daí foi como a jornada de Jasão. Depois eu explico.

Como ia dizendo, descobri um mundo novo, repleto de desafios, mas também cheio de coisas boas e bonitas. Estarei sempre grata pela ajuda que a senhora e o padrinho me deram para estudar. É pena que ele não esteja mais com a gente, mas tenho a certeza que, onde ele estiver, estará orgulhoso de sua afilhada. Saber ler é como quem descobre um novo mundo a cada dia. Estou abismada com a quantidade de coisas que ainda tenho que conhecer. Tenho fé de um dia voltar e repassar tudo que aprendi. Desejo fazer pelos meus conterrâneos o que vocês fizeram por mim. E lembrar que há pouco tempo eu não tinha nem o primário!...

Gostaria de escrever mais, só que o tempo é pouco, aqui por estas bandas. Se, pelo menos, a senhora tivesse internet... Não, é melhor assim, pois com essa nova modernidade a gente termina desaprendendo a escrever à mão... É sempre bom abrir uma carta de quem a gente gosta, não é?...

Madrinha, aqui tem um lugar que tem me ajudado muito a entender mais esse mundão de Deus. Estou falando de uma livraria. Ela é maior que a nossa biblioteca aí em Pau D’Arco. Acredite. Tem tantos livros, que não caberia no cercado do coronel Zezin. Chama-se Livraria Cultura. Só acho, Madrinha, que os livros, no Brasil, são muito caros. Deveria ter uma lei que fizesse com que, a cada livro vendido, outro fosse doado para as bibliotecas. Ou melhor, a cada um vendido, três fossem doados...

Madrinha, tenho que terminar, já passa da meia-noite. E, como a senhora sempre me disse, “Deus ajuda quem cedo madruga”. Beijos no pessoal. Estou lhe mandando, por estes dias, a coleção completa de Monteiro Lobato, pra Luzinete, Zé Chico e Raimundinho. Ah, Alina já arranjou namorado?

Beijos de sua afilhada, saudosa e sempre.

(Este foi um dos muitos contos que enviei para o Contos da Cultura, uma promoção da Livraria Cultura da Avenida Paulista em São Paulo)

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Botando o bloco na rua!































BLOCO ANARCO-CARNAVALESCO FILHOS DE MARIA DO CAIS

Pessoal, no dia 20 de Fevereiro de 2009, às 20 horas no Mercado Público de Itajaí, será o lançamento do Bloco Anarco-Carnavalesco Filhos de Maria do Cais. Contamos com suas presenças. No caso dos amigos (virtuais) de outros lugares, compareçam a este blog neste post, no dia 20, confirmando suas presenças também, tranformando o Maria do Cais no primeiro bloc(g)o virtual!


Conto com todos vcs!

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Sarau La Revolucion


























SARAU LA REVOLUCION

Ontem, 13 de fevereiro de 2009, no Píer Café, ao lado da igrejinha de Nossa Senhora da Conceição, aconteceu o sarau poético literário em homenagem ao aniversário da revolução cubana. Esta, há cinqüenta anos, derrubava o governo ditatorial de Rubén Fulgencio Batista y Zaldívar, que, por anos, transformou a ilha em um prostíbulo, um antro de perversão e corrupção, sob a égide dos americanos e europeus.

O evento, segundo o poeta Enzo Potel, foi idealizado pelos jovens, também poetas, Deborah O. Lins e Alex Nascimento, com o apoio da Casa Aberta, sebo-livraria e do Píer Café. O evento contou com a presença de vários nomes da literatura e poesia local.

Lamentavelmente, não pude comparecer ao encontro, devido a problemas pessoais. Segundo as informações que recebi através do blog de Potel, foi um evento inusitado, não só pelo conteúdo poético literário apresentado, como pela coragem em reverenciar uma revolução das mais corajosas que a história moderna pode testemunhar.

Estão de parabéns, portanto, os idealizadores Deborah e Alex e os colaboradores do evento, o Píer Café e a Casa Aberta, que de um modo ou de outro, acreditaram que a poesia e a literatura podem ser, também, agentes transformadores da sociedade.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Muito tempo sem carnaval dá nisso!



MUITO TEMPO SEM CARNAVAL DÁ NISSO!

O carnaval se aproxima mais e mais, enquanto a cidade ainda dorme. Um silencio mortal ainda se escuta pelos becos estreitos da cidade que nasceu morta.

Durante o carnaval, extravasar será a ordem do dia. Tudo passará despercebido nos dias que se seguirão aos festejos momescos. Somente serão lembradas as coisas insignificantes, sem nenhum valor prático ou ético como no parlamento.

As máscaras tomarão as ruas; tanto as relacionadas ao caráter, quanto as postiças, feitas por mãos caprichosas de milhares de artesãos politicamente analfabetos.

Os corpos suados e cansados, se misturarão num amalgama carnal sem precedentes – pelo menos com relação ao carnaval do ano passado.

Alcoolizados, topados ou não, os foliões venerarão os deuses da luxuria e da traição. E, lá de cima, eles, durante três dias, jogarão seus poderes sobre esses minúsculos seres, animais ditos inteligentes e os usarão como puras marionetes, cobaias de seus caprichos.

O carnaval está chegando; as trombetas tocarão em seu louvor e os abre-alas adentrarão fogosos, com suas plumas e paetês nos salões e avenidas e cantarão em alto e bom som: Alalaô, ôôô, ôôô!

Finalmente, chegará a quarta-feira e fim da tranquilidade!

Fim do carnaval que não teve!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Universo feminino




















UNIVERSO FEMININO

Então Laurinha pediu a sua mãe: “Mãe, eu quero viajar sozinha!”. A mãe, então, não teve dúvida; saiu do quarto fechando a porta por causa da fumaça.

Aluguel nunca mais!


ALUGUEL NUNCA MAIS!

Tinha o jornal aberto em sua frente: “Puta merda, pra onde vão esses aluguéis!”. Dito isso, mal terminou o café da manhã, ele nem se despediu da mulher, muito menos dos três meninos. Saiu à frente do cortejo. Seus amigos mais próximos seguravam as alças do caixão que agora lhe servia de casa, sua moradia definitiva.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Um poema profundo



UM POEMA PROFUNDO

Não, não apareças mais.
Estou contigo desde o início.
Fica onde estás.
Pra quê aparecer se
O que querem
É fazer escárnio de ti;
Humilhar-te, tornar-te
Coisa de circo, pra não dizer
De laboratório
Em experiências fúteis.
Querem deixar-te dessecado em exposição
A 20 miseráveis euros por cabeça.
Não, não venhas à tona, amigo.
O melhor é ficares onde estás.
Profundo,
Guardado a salvo dentro
De teu lago escuro e fundo,
Dentro de teu mundo,
Ness.

Sugerir não é aderir, é estímular!

















Está aqui uma simples sugestão, para a fachada do Teatro Municipal de Itajaí, que precisa urgentemente, no meu entender, de um painel frontal que anuncie seus espetáculos e eventos.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Efeméredes



















Infelizmente, Efeméredes, que eu postei aqui do lado, por motivos técnicos, não pode ir na íntegra, assim, resolvi postá-la aqui, como foi concebida originalmente. Desculpem pelo inconviniente.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Espanando velhos reflexos





















ESPANANDO VELHOS REFLEXOS

Olhei e não me vi.
Talvez nem houvesse o que ver.
Mas quem sabe o que eu tenha visto,
Foi um ser inimaginável,
Desses que poderia até eu ser,
Mesmo sem nele me ver retratado.
O que realmente vi, foi um eu,
Um ser, apenas um reflexo,
De um eu, sozinho ser,
Um eu único,
Um ser eu, inenarrável.

Coisas da Bahia











Férias de amor ardente.
Lábios inchados.
Lavaram os pratos com os
Resto da moqueca.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Pensamentos árabes






Aqui estão alguns pensamentos de Hassan Kareem Hassan, um poeta viajante árabe do século 19 ( não existem dados acerca de quando ele nasceu, nem de quando ele morreu):

"O tempo não me assusta. O que me assusta é o medo que eu tenho dele."

"Definitivamente, recuso-me a olhar aquilo que não posso ver."

"A força de um homem, não se mede pelos seus músculos, mas pelos seus medos! "

"Quando eu morrer, direi: Agora Alá morreu pra mim!"

"Quando ao passar, você deixar cair uma tâmara na areia do deserto, não lamente em tê-la perdido, pois ela poderá ser a sombra que você irá precisar mais tarde."

"É preferível o sucesso do fracasso, ao fracasso do sucesso!"

(Desculpem, mas este último pensamento, não pertence ao poeta Hassan Kareem Hassan, mas sim a um bambambã do showbis de Xangai do anos 50 chamado, Zhong Lee Chau, proprietário da famosa boate Xangay)

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O Sol











Se por acaso, você, meu amigo, minha amiga, vir o sol, não hesite, abra a janela e o contemple, pois essa pode ser a última vez que você o verá!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Fardo














FARDO

Quanto ele acordou, não viu mais ninguém. Todos haviam ido embora. Até o gato que rondava o caixão, tinha se escafedido. As flores murcharam todas. Os castiçais ficaram todos remelentos, com vela escorrendo até as bases de madeira. O chão, já encardido pelo tempo, ficou todo espezinhado com marcas vermelhas do barro da rua. A chuva dera uma trégua, afinal. O sol tinha ido embora deixando um alaranjado diferente, por detrás da serra. Ele se levantou e foi sozinho pro cemitério. Lá chegando, procurou uma catacumba aberta. Rezou um pai-nosso e uma avemaria e, finalmente, enterrou-se, descansando, por fim, do fardo que carregara por longos 65 anos.